Este é um feriado nacional conhecido por ser celebrado 60 dias após o domingo de Páscoa. Nossa dúvida é: você conhece o real significado de Corpus Christi?

Na tradução literal, “Corpus Christi” quer dizer “Corpo de Cristo”, mas qual é o contexto histórico que essa data carrega?

Neste conteúdo explicamos melhor quais são as origens e o significado deste feriado tão tradicional. Acompanhe!

Celebração Católica

Como o próprio nome já sugere, esta é uma celebração católica. Portanto, os países em que a maioria da população é devota ao catolicismo costumam celebrar a data com muitas homenagens.

De acordo com a religião, este é um momento que enfatiza o mistério da eucaristia, a lembrança do “Corpo de Cristo”. Por isso, a data é considerada uma das maiores solenidades católicas.

Instituído pelo Papa Urbano IV, com o objetivo de homenagear à eucaristia após receber relatos de visões de Santa Juliana de Cornillon. Ela informou receber mensagens de Deus para que houvesse uma data litúrgica dedicada à celebração e à adoração do Corpo de Cristo.

Sua origem

Um acontecimento muito comentado como sendo o grande responsável pela decisão do Papa em considerar as visões de Santa Juliana foi o milagre eucarístico de Bolsena, no Lácio. A Igreja Católica afirma que o padre Pedro de Praga, ao realizar uma Missa acometido de dúvidas em relação à veracidade da eucaristia, viu a hóstia que estava em suas mãos transformar-se em carne viva e escorrer em sangue.

Desde então, a festa de Corpus Christi foi decretada como oficial e acontece sempre às quintas-feiras, em uma referência à quinta-feira santa, quando Jesus havia dito “Este é o meu corpo e isto é o meu sangue, fazei isso em memória de mim” enquanto distribuía o pão e o vinho relacionando-os à sua vida e morte.

No Brasil

Em nosso país, a data é famosa por suas procissões, missas e tapetes coloridos, elaborados com serragem, flores, vidro moído e alguns minérios. Os tapetes são montados ao longo das ruas das cidades. Assim, o Corpus Christi é festejado com grandes festas ao redor do país.

No mundo

Assim como no Brasil, vários países de população majoritariamente católica também realizam celebrações enaltecendo o significado de Corpus Christi.

Neste outro conteúdo de nosso blog você pode conferir como outras culturas celebram o Corpus Christi.

Quer conhecer um pouco mais sobre religião, luto e outros assuntos? Inscreva-se em nossa Newsletter e acompanhe sempre. Você também pode seguir nossas redes sociais, como o Facebook e o Instagram!