Você já pensou na possibilidade de contratar um plano de assistência funeral? Sabe o que ele é, como funciona e quais são as vantagens de adquiri-lo?

Esse tipo de serviço nada mais é do que a oportunidade de cuidar, com antecedência e tranquilidade, de toda a parte prática, financeira e burocrática que envolve a própria morte ou a de seus familiares. E isso não é pouca coisa, considerando que a perda de uma pessoa querida é o momento mais difícil e delicado que todos nós vamos atravessar em algum momento da vida. 

Neste artigo, selecionamos todas as informações que você precisa saber sobre esse tipo de plano, para auxiliar na sua decisão de contratá-lo ou não. Confira!

O que é um plano de assistência funeral?

A Lei nº 13.261, sancionada em 22 de março de 2016, foi criada para regulamentar a comercialização desse tipo de serviço. De acordo com ela, um plano de assistência funerária é “o conjunto de serviços contratados a serem prestados ao titular e a seus dependentes na realização das homenagens póstumas”.

Ainda segundo essa lei, é estabelecido, ao adquirir o plano, um contrato de prestação de serviços com informações bem detalhadas — como o valor da mensalidade e a descrição de tudo o que está incluído nele. Geralmente, as empresas que o oferecem têm diferentes modalidades de planos, que variam um pouco em relação aos preços e aos serviços cobertos.

O Memorial Vera Cruz, por exemplo, oferece três opções de planos familiares, mas todas elas cobrem o translado do corpo, preparação, cortejo, aluguel da sala de velório, urna, ornamentação, entre outros detalhes. Existe ainda a opção pela cremação ou o sepultamento em um lóculo.

Além disso, a empresa disponibiliza uma equipe que resolve as questões burocráticas, cuida de toda a organização do funeral e oferece a assistência necessária para os familiares.

Quais são os benefícios de contratá-lo?

Agora que você já sabe o que é um plano de assistência funeral e o que ele inclui, conheça alguns benefícios de adquiri-lo — tanto para você quanto para seus familiares:

Cobertura e assistência completas

Como mencionamos, contratar esse tipo de plano é ter a garantia de uma assistência especializada em todo o processo que se segue após a morte de uma pessoa, desde a liberação do corpo até o momento do sepultamento. A equipe de profissionais fica disponível 24 horas por dia e cuida de tudo, resolvendo todos os procedimentos legais e fazendo os preparativos para o funeral.

Além disso, os familiares não precisam se preocupar com o translado e o preparo do corpo, com a urna ou com a decoração da sala de velório, por exemplo. Todas as taxas, materiais e serviços são cobertos pelo plano e os familiares não vão desembolsar, para qualquer item descrito no contrato, nenhuma quantia adicional.

Controle dos gastos

Programar-se com antecedência resulta, na maior parte das situações, em uma grande redução dos gastos. Ao contratar um plano de assistência funeral, por exemplo, você terá tempo e tranquilidade para pesquisar diferentes empresas e modalidades de serviços, compará-las e se informar detalhadamente sobre todos os custos, decidindo o que é viável incluir no pacote ou não.

Ao procurar todos os serviços separadamente no momento em que acontece o óbito, a chance de pagar um preço muito maior, no total, é enorme — principalmente pela necessidade de tomar as decisões de maneira rápida. Com a contratação de um plano, por outro lado, você terá todos os serviços e seus respectivos valores bem programados, divididos em mensalidades pequenas e adequadas ao seu orçamento.

Praticidade nos trâmites funerários

Como já dissemos, muitas providências precisam ser tomadas depois da morte de algum familiar, como a emissão da declaração de óbito — que é mais complicada quando a morte ocorre em casa, por exemplo —, a liberação do corpo, a emissão da certidão de óbito no serviço funerário da cidade, além de todos os procedimentos que envolvem o preparo do corpo, a organização e a divulgação do velório e do sepultamento.

Todas essas questões práticas e burocráticas são muito penosas, especialmente se considerarmos que as pessoas sofreram uma perda muito recente e estão emocionalmente abaladas.

O plano de assistência funeral, nesse sentido, é uma maneira de oferecer mais tranquilidade às pessoas que ficam: basta que elas entrem em contato com a empresa contratada para que esta cuide de todos os trâmites necessários.

Possibilidade de decidir sobre os detalhes

É natural que as pessoas não queiram pensar na sua própria morte. Mas cuidar dessa questão com antecedência, além de ser uma maneira de se preparar, ainda traz uma outra vantagem: você poderá decidir todos os detalhes do funeral — como o local em que prefere ser sepultado, se o serviço será mais simples ou requintado, a decoração e o tipo de urna.

Além disso, será possível informar qualquer desejo especial que você tenha. Se você prefere ser cremado, por exemplo, esse pedido pode ficar registrado e a empresa contratada deverá proceder de acordo com ele.

Tranquilidade e segurança para a família

Sem precisar cuidar de toda a parte burocrática, os familiares terão muito mais tranquilidade para viver esse momento em paz e da melhor maneira possível. Além disso, as pessoas não precisarão se preocupar em tomar decisões importantes, já que todas elas já foram tomadas e tudo será feito de acordo com a vontade de quem se foi.

Contratar um plano também traz uma maior segurança financeira para a família. Afinal, todos os gastos que envolvem a morte de uma pessoa são altos para serem desembolsados de uma vez só e de forma inesperada.

Além disso, com o abalo emocional, corre-se o risco de contratar serviços desvantajosos ou cair nas mãos de empresas ou pessoas que não têm o cuidado necessário nesse momento tão delicado, que apresentam preços abusivos ou que não prestam um serviço de qualidade.

Como apresentamos ao longo deste artigo, contratar um plano de assistência funeral para você e para a sua família é uma maneira simples de se preparar para esse momento e proporcionar mais tranquilidade e segurança para aqueles que ficam.

Se você se interessou por esse serviço ou gostaria de esclarecer alguma dúvida, entre em contato com a equipe do Memorial Vera Cruz. Estamos à sua disposição!