Não é à toa que os animais de estimação são considerados amigos e membros de muitas famílias. O convívio com esses animais estreita um elo de companheirismo e amizade entre os pets e seus tutores. Essa amizade e carinho pelos animais de estimação estão sendo cada vez mais usados para tratamentos em hospitais e clínicas.

A Terapia Assistida por Animais (TAA), conhecida como Pet Terapia, pode auxiliar o tratamento de muitos tipos de doenças, trazendo bem-estar, saúde emocional, física, social e cognitiva. Esses foram resultados obtidos e publicados como artigo na revista “Revista de Medicina”, que realizou o estudo em uma casa de repouso.

Essa prática já é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

Nas próximas linhas deste conteúdo vamos conhecer um pouco mais sobre esse método, que é inovador e traz tanto carinho aos adoentados!   

O que é?

A Pet Terapia é uma nova alternativa que busca estimular, os aspectos físicos e emocionais, além melhorar a qualidade de vida das pessoas e auxiliar no processo de recuperação. Assim, a terapia é indicada para pessoas com hipertensão, estresse, ansiedade, alguns tipos de câncer, entre outras doenças.

O tratamento é feito a partir do estímulo sensorial do tato, que desperta a autoestima e a sensibilidade. Também são feitos estímulos vocais, que buscam a interação e aproximação, através de um diálogo entre o paciente e o pet. 

Crianças

Esse tipo de tratamento é muito comum às crianças com doenças como o câncer. Para os pequenos, a Pet Terapia é um importante aliado no tratamento, possibilitando efeitos calmantes e antidepressivos. O método é um estímulo para a retomada das interações sociais.

A brincadeira com os pets é a melhor maneira de a criança esquecer o seu tratamento. Isso diminui o estresse de ficar no hospital.

Casa de idosos

Para as pessoas idosas, a Pet Terapia funciona como uma alternativa. Ela é indicada, principalmente, aos hipertensos, fornecendo um grande alívio no estresse e ansiedade, esses fatores podem ser o principal agravante causador da doença. Esta forma de terapia pode ser um diferencial para o fortalecimento imunológico e auxilio no bem-estar.

Outros tratamentos

A equoterapia utiliza cavalos para o tratamento. Esse tipo de recurso é tido como um auxiliar, e está ligado à força e poder que o cavalo representa. O tratamento com cavalos promove a interação de todo o corpo, oportunizando o desenvolvimento da força muscular e conscientização dos músculos. Além disso, o aperfeiçoamento da coordenação motora também se destaca.

equoterapia é a pet terapia realizada com o auxílio de cavalos

Equoterapia é a Pet Terapia realizada com o auxílio de cavalos

Em Passo Fundo

Aqui em nossa cidade a Universidade de Passo Fundo (UPF) junto do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) desenvolvem um trabalho muito valioso de Pet Terapia.

O projeto já funciona há quatro anos e conta com profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e medicina veterinária. Todos trabalhando em prol do andamento do projeto, para buscar bons resultados nos tratamentos dos pacientes.

A equoterapia também já é uma realidade em Passo Fundo e também conta com o desenvolvimento por parte da UPF.

Conhece outros tipos de Pet Terapia ou já fez algum tratamento semelhante? Compartilhe com a gente! Você sempre pode usar os nossos comentários para contar a sua história!