Dia 05 de junho é marcado como o Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia da Ecologia e Dia Nacional da Reciclagem. Para não deixar essa data passar em branco, queremos destacar as principais ações que o Memorial Vera Cruz vem desenvolvendo em prol do Meio Ambiente desde o início da sua projeção, lá em 2002, confira!

Estrutura leve

Pioneiro na sua forma de construção, o Memorial Vera Cruz leva uma receita personalizada e ajustada às suas próprias necessidades de concreto celular, uma alternativa ao cimento e tijolos, comumente usados nas construções. Esta fórmula diferenciada proporcionou ao Memorial Vera Cruz uma estrutura leve e muito menos abrasiva ao meio ambiente.

Aproveitamento da iluminação natural

Visivelmente, talvez seja a característica mais marcante do Memorial Vera Cruz. A imensa claraboia, que toma mais de 60% do topo do prédio principal, foi a maneira mais eficaz encontrada para o máximo aproveitamento da luz natural, economizando inúmeros quilowatts de energia elétrica.

Sepultamento vertical

A principal premissa do Memorial Vera Cruz — o sepultamento vertical — é a atual maneira mais ajustada de fazer sepultamento. Desta forma, o resultado da decomposição não contamina nem os solos nem os lençóis freáticos, principal problema ambiental enfrentado pelos cemitérios tradicionais.

Filtro de gases

Nem a terra, nem a água, nem o ar. O Memorial Vera Cruz também faz o filtro dos gases gerado dentro dos lóculos, para devolvê-lo à natureza sem que seja poluente. Os gases saem de dentro dos lóculos e são conduzidos a grandes filtros, localizados no teto da estrutura. Esses filtros, que funcionam à base de carvão ativado, se encarregam de purificar o ar soltá-lo junto a natureza sem nenhum componente que seja maléfico ao meio ambiente.

Lóculos ecológicos

A mais recente investida do Memorial Vera Cruz incrementa ainda mais benefícios à forma vertical de fazer sepultamento. Os lóculos ecológicos são construídos em material reciclável, permitem a filtragem de 100% dos gases e proporcionam um processo de decomposição mais rápido. Além disso, o novo método não resulta em sujeira ou barulho e descarta o uso de materiais de obra (cimento e tijolos, por exemplo) para que o sepultamento ocorra.

Descarte de flores e orgânicos

As flores e coroas resultantes de velórios e sepultamentos realizados no Memorial Vera Cruz são destinadas à compostagem em propriedades rurais, oferecendo, assim, uma utilidade ecologicamente correta a componentes que virariam apenas lixo, de outra forma.

Além disso, sempre há campanhas internas para economia de água, energia elétrica e consumo de papéis de escritório e papéis de higiene.

Este é um lado do Memorial Vera Cruz que você provavelmente não sabia, não é?

E você, quais ações tem feito para preservar o meio ambiente? Conte para a gente! Você pode comentar em nosso post no Facebook!