A campanha Mulheres Memoráveis dá voz —e vez— às mulheres da equipe do Memorial Vera Cruz para mostrar que todas as histórias têm a sua lição e todas importam

Instaurado a partir de 08 de março de 1911, o Dia Internacional da Mulher é o momento para refletirmos sobre a trajetória da mulher na história e lembrarmos o tanto de resistência que as mulheres precisam ter e praticar todos os dias para sobreviver ao machismo arraigado à nossa sociedade, que, por exemplo, matou pelo menos 106.093 mulheres entre 1980 e 2013 apenas pelo fato de serem mulheres. Isso se chama feminicídio.

Para o Memorial Vera Cruz, o mês de março não poderia passar sem que as Mulheres Memoráveis fossem exaltadas. Cada uma à sua maneira, com suas histórias inigualáveis de superação e resiliência, durante todo o mês de março irão enriquecer as redes sociais do Memorial com suas lições de vida, ensinamentos, conselhos e pontos de vista sobre como é ser mulher.

Evanir Oliveira foi quem abriu a série de vídeos, disponibilizados na página do Facebook. Em seu relato, ela conta que foi mãe bastante cedo e não pôde terminar os estudos. Ao fim, a lição que ela deixa é que as jovens moças encaminhem suas vidas pessoais e profissionais antes de mais nada e, acima de tudo, “que as mulheres sejam independentes e que tenham muito orgulho disso”, aconselha ela, em vídeo.

“Eu acho que é importante a gente ter esse espaço para falar, para deixar as nossas lições, e contar nossas histórias, porque são coisas das quais ninguém fala e ninguém sabe”, acrescenta Evanir sobre a série de vídeos. Na manhã desta quinta-feira (08), o compartilhamento de Evanir em seu perfil no Facebook já contabilizava mais de 60 comentários, todos elogiando-a por sua história de vida inspiradora e indicando que mais pessoas deveriam seguir os ensinamentos da “Vani”, como é conhecida pelos amigos.

Além dos comentários, muitas menções e mensagens também foram recebidas. Uma delas, publicada na linha do tempo de Vani, elogia: “[…] Lindas e verdadeiras palavras! Que todas as meninas e mulheres sigam o teu conselho!”. “Essa mulher (autora do comentário anterior) eu conheço desde menina”, conta Vani, orgulhosa pela repercussão da própria história e pela possibilidade de inspirar outras mulheres a, apesar das dificuldades, sempre seguirem em frente e serem donas de si.

A sequência de vídeos
Com uma estimativa de dois vídeos por semana, todos serão disponibilizados na página do Facebook do Memorial Vera Cruz. A previsão é que até o fim de março, todas as Mulheres Memoráveis tenham seus vídeos publicados.

 

Assista ao depoimento da Evanir, em nosso Facebook.

Assista ao depoimento da Cleciane, em nosso Facebook.

Assista ao depoimento da Leonarda, em nosso Facebook.

Assista ao depoimento da Flávia, em nosso Facebook.

Assista ao depoimento da Kassiê, em nosso Facebook.

Assista ao depoimento da Solange, em nosso Facebook.