Inaugurado em 2019, o Memorial Pet Vera Cruz passou a atender a uma demanda muito antiga da população. À época, com base nos pedidos de clientes, desenvolvemos um método próprio para sepultamento de animais de estimação. A novidade foi tão bem recebida pela comunidade que pudemos inaugurar, durante a última semana, novos espaços para sepultamento de animais de pequeno e médio porte.
Felipe Badotti, diretor do Memorial Vera Cruz, relembra a trajetória do Memorial Pet Vera Cruz. “Quando construímos os primeiros espaços, levamos em consideração os pedidos de inúmeras famílias ao longo de toda a história do Memorial. Os pets têm feito cada vez mais parte das configurações familiares. Mas, mesmo assim, não sabíamos muito bem como a ideia seria recebida, por ser algo que a nossa região ainda não conhecia. Para a nossa felicidade, a comunidade recebeu a ideia muito bem. E nós cumprimos nosso papel de oferecer cuidado para toda a família, inclusive aos pets. Foi muito gratificante”, conta.
Ainda de acordo com Badotti, a possibilidade de oferecer a mais famílias a sensação de que deram ao pet a despedida que mereciam foi o que moveu o Memorial Vera Cruz a desenvolver os novos espaços.
Uma despedida digna a quem só soube amar
Luciane revisita, com lágrimas no olhar, as fotos do pequeno Bidu, que deixou a família em 2020. Bidu foi resgatado da rua e, aos 9 anos de idade, não conseguiu mais lutar contra um tumor, descoberto há 2 anos. Depois dessa batalha, Bidu virou estrela e a família de Luciane fez o sepultamento dele no Memorial Pet Vera Cruz.
“A gente quis dar a ele uma despedida digna, porque ele só soube amar enquanto esteve aqui. Nós éramos tudo para ele, e ele era tudo para nós. Ele sempre foi o bebê da casa. Depois que descobrimos o tumor, cuidamos dele ainda mais, e nos parece que ele percebia o nosso cuidado. Ele nos retribuía com um amor tão incondicional que é até dolorido lembrar, mas é bonito, é puro”, relembra ela.
Para a família de Luciane, ter a opção de oferecer essa despedida ao Bidu foi reconfortante. “Antes nós não tínhamos opção. Nossa família também já perdeu outros pets que acabaram sendo descartados na clínica. É doloroso demais fazer isso. A gente se sente desconsiderando o que a vidinha deles representou para a gente. Hoje, poder lembrar do que vivemos com o Bidu e pensar que oferecemos a ele a melhor despedida nos reconforta. Nós cumprimos nossa missão com ele”, finaliza.
Como funciona?
Assim como foi no primeiro momento, os pequenos túmulos, chamados “lóculos”, estão disponíveis tanto para locação anual quanto para aquisição perpétua. A contratação mínima para a locação é pelo período de 1 ano e não há tempo máximo para manter o espaço locado.
Além da contratação para uso imediato, o tutor do pet pode fazer a aquisição antecipada, para prevenção.
O Memorial Pet Vera Cruz trabalha, ainda, com a cremação de animais de estimação. Nesta modalidade de serviço, o tutor também pode contratar imediata ou antecipadamente.