Algumas datas comemorativas ao longo do ano são importantes, pois remetem aos nossos laços e raízes. Para aqueles que perderam a figura do pai em sua jornada, significa um momento de reflexão e, até mesmo, de tristeza. Para além do pesar, esse pode ser um ótimo momento para fazer uma homenagem no dia dos pais.

Lembre-se de que, mais do que a questão do laço sanguíneo, a paternidade diz muito mais das figuras que ocuparam esse lugar em nossas vidas. Sejam elas tios, amigos ou mulheres que acabaram por ocupar esse lugar diante dos filhos. 

Exploraremos aqui o potencial que há nesse momento para a reflexão e o desenvolvimento pessoal, no sentido de trazer para nós mesmos aquilo que há de bom nas referências que tivemos. 

Esperamos que, com o fim de sua leitura, você consiga entender a forma mais adequada de fazer um gesto como esse. Vamos lá?

O que é uma homenagem póstuma?

Vivemos em uma cultura que nos distancia cada vez mais de nossas raízes e da finitude da experiência humana. Preferimos nos manter distantes das pessoas mais velhas em vez de nos aproximarmos e escutarmos o que sua experiência tem a nos dizer. 

Boa parte do que somos hoje é graças àqueles que nos educaram. Um ato como esse é uma forma de atualizar a importância, em nossa história, desses indivíduos. Mais do que uma ação fúnebre, é um gesto de amor que pode nos fazer evoluir no campo pessoal.

De que forma posso homenageá-lo?

No fim das contas, apenas você dirá qual é a forma apropriada de homenageá-lo, sendo possível criar sua própria maneira individual de fazer esse ato. 

Daremos duas sugestões aqui como exemplos, que são:

Escrever uma carta para o ente querido

É um ato significativo, que produz impactos e reflexões em quem o faz. Pode-se aproveitar para falar diretamente com seu pai o que ele significou para sua história. Enumerar os momentos marcantes, tanto positivos quanto os negativos, pois podemos utilizar dessas memórias para o aprendizado.

Depois de terminar a redação, é possível dar um destino físico a ela, depositando no jazigo ou em outro lugar significativo. Da mesma forma, você também pode guardá-la para consultas futuras em algum arquivo pessoal. 

Criar um evento em homenagem à pessoa

Essa é maneira mais coletiva de relembrar a memória da pessoa em questão. Pode ser feito de diversas formas, de acordo com a personalidade do homenageado. Por exemplo, é possível marcar, no dia dos pais, uma “pelada” em memória dessa pessoa, caso ele tenha sido um grande fã de futebol.

Outra ideia é marcar, nesse dia, o encontro de pessoas significativas para tal indivíduo: em um clima de saudade e alegria, relembrar em grupo o significado do homenageado na vida de cada um dos presentes.

A relação com nossas figuras parentais nem sempre é algo fácil, ainda mais quando se trata de pensarmos na perda de alguém tão importante. Ainda assim, com este texto, você pôde perceber como é possível absorver as referências daqueles que amamos e levá-las conosco, ainda que as pessoas não estejam mais fisicamente ao nosso lado.

Mais do que pela presença física, aqueles que foram importantes em nossa história sempre estarão vivos através de quem somos hoje. Elaborar uma homenagem no dia dos pais é um gesto de apreço pelo passado e por aqueles que significaram muito em nossas vidas.

Gostou destas ideias? Siga-nos nas redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube) para ter acesso a conteúdos tão relevantes quanto este!