Prestar uma homenagem no Dia das Mães à mulher que — biologicamente ou simbolicamente — trouxe nossa vida à luz não é um costume apenas dos brasileiros. Esse dia comemorativo existe em vários países, cada um em uma data diferente. No Brasil, por exemplo, o segundo domingo de maio foi oficializado por Getúlio Vargas em 1932. Desde então, tornou-se uma ocasião muito especial e tradicional.

Essa é uma oportunidade não apenas para prestigiar as mães que ainda estão presentes, mas também para homenagear as que já partiram. Fazer isso é importante para conservar essa memória viva, manter o ente querido sempre presente e proporcionar um sentimento de paz diante de uma ausência tão dolorosa.

A seguir, vamos apresentar algumas dicas de como fazer essa homenagem e lidar melhor com a saudade nessa data tão especial. Confira!

Visite-a onde ela estiver

Realizar uma visita ao túmulo, lóculo ou cinerário é uma grande oportunidade para fazer orações, homenagear e reverenciar a memória da sua mãe, especialmente nesse dia comemorativo. Presenteie-a com flores ou algum objeto significativo — o que você desejar — e aproveite a paz desse lugar para reviver lembranças e transmitir a ela todo o seu amor.

Vá a um lugar significativo

Outra maneira de prestar uma homenagem no Dia das Mães é reservar um tempo no seu dia e visitar um local significativo — pode ser algum lugar importante ou que ela gostava, que visitava com frequência ou que vocês costumavam ir juntos. Isso ajuda a lembrar-se de como ela era em vida e é uma forma de rememorar, com carinho, esses bons momentos.

Faça algo que ela gostava de fazer

Que tal fazer algo que ela gostava muito para homenageá-la de uma maneira mais leve? Seja tomar um vinho, ouvir determinada música, dirigir, cuidar das plantas, cozinhar, ir ao cinema ou a um bar — você deve se lembrar de algo que ela fazia com prazer e que você pode fazer também, nesse dia, para reviver a sua memória com muito carinho e alegria.

Escreva um texto ou uma carta

Experimente escrever um pequeno texto nesse dia, relatando as suas reflexões em relação à ausência, à saudade e ao lugar que a sua mãe ocupa em sua vida. Outra possibilidade interessante é escrever uma carta endereçada a ela, na qual você pode descrever como está a sua vida no momento, resgatar boas lembranças e expressar os seus sentimentos.

Revisite os álbuns de fotografia

Aproveite esse dia para revisitar as suas fotos e relembrar pequenos e grandes momentos que marcaram a vida da sua mãe e de vocês dois juntos. Reserve um tempo, procure um lugar silencioso e observe cada foto com carinho. Você pode, por exemplo, selecionar as mais significativas e fazer uma espécie de painel temporário, para homenageá-la.

Se a sua mãe já faleceu, aproveite essa data comemorativa para prestar homenagens a ela, refletir com gratidão sobre o papel fundamental que teve em sua existência e relembrar os bons momentos que vocês viveram juntos. Essa é uma maneira de mantê-la sempre viva em suas lembranças e de suportar a dor da ausência de uma forma mais serena e repleta de sentido.

Se você deseja fazer uma simples e significativa homenagem no Dia das Mães, conheça a nossa campanha “Desdobre-se de Amor” e demonstre o seu carinho, onde quer que a sua mãe esteja!