As flores para velório são mais do que elementos belos e delicados — elas simbolizam uma homenagem para os entes queridos, e são uma forma que os familiares encontram para lidar com o luto.
Por fazerem parte de um momento tão delicado e por expressarem sentimentos intensos, as coroas e arranjos devem ser escolhidos com carinho, já que permanecerão para sempre como parte de uma cerimônia honrosa de despedida.
Neste post, falaremos um pouco mais sobre essa tradição e daremos dicas de espécies de flores com belos significados para homenagear os falecidos. Acompanhe:
Qual o significado das flores?
As coroas de flores sempre fizeram parte dos rituais fúnebres dos seres humanos. A beleza das pétalas representa todos os sentimentos mais puros pelos entes queridos que se foram.
Para os que querem demonstrar seu pesar diante da morte de algum conhecido, os arranjos florais demonstram tato e sensibilidade em um momento muito delicado. Por isso, são tradicionalmente escolhidos para traduzir a mensagem de condolências.
Quais as flores mais utilizadas em homenagens fúnebres?
Não há regras na escolha das flores para velório. No entanto, algumas espécies são conhecidas por seus belos significados e, por isso, costumam ser mais utilizadas para expressar a saudade de quem se foi. São elas:
Crisântemo
Conhecida como a “flor de ouro”, devido ao seu tom original amarelo, o crisântemo é uma das opções mais escolhidas para rituais fúnebres. Isso acontece por que um de seus significados é a completude da vida.
Gérberas
As gérberas normalmente são associadas à pureza e à sensibilidade. Típica da África do Sul, essa flor pode ser encontrada na natureza em mais de vinte cores.
As coroas coloridas transmitem a nobreza e a beleza dos sentimentos daqueles que ficam. Não é incomum encontrar essa espécie nos velórios infantis, já que sua simplicidade lembra a inocência das crianças.
Lírios
Os lírios são encontrados na Europa, na Ásia e na América do Norte e do Sul. Podem ser das mais variadas cores, já que existem inúmeras subespécies híbridas.
Essa flor é elegante e tem um perfume suave e adocicado. A beleza dos lírios é tanta que, no Egito e na Grécia antiga, eles eram oferecidos aos deuses como presentes.
Rosas
As rosas estão, sem dúvidas, entre as flores mais admiradas. Seus botões delicados e suavemente coloridos representam a delicadeza dos sentimentos mais puros.
Em velórios, costumam aparecer em arranjos de flores brancas, que representam a lealdade e a paz, ou vermelhas, simbolizando a coragem e a paixão.
Copo de leite
O copo de leite, ou lírio-do-nilo, é uma flor originária da África do Sul. Com uma forma elegante e a cor da paz, ele remonta à pureza, à inocência e à calma, trazendo positividade em um momento tão triste como o do luto.
Brinco de princesa
O brinco de princesa é uma flor típica do Rio Grande do Sul e detentora de uma beleza ímpar, muitas vezes misturando mais de um tom de cor em suas pétalas. Apesar de não ser classicamente utilizada em velórios, essa espécie simboliza bem a relação entre vida e morte: bela, frágil e majestosa.
Independentemente da espécie escolhida, as flores para velório sempre traduzem os sentimentos incapazes de serem expressos em palavras, sejam em forma de coroa ou de delicados arranjos. Elas são uma homenagem sincera e um belo presente de despedida.
Agora que você sabe que deixar flores nos túmulos é um comportamento quase universal, que tal ler nosso post sobre como diferentes culturas honram seus entes falecidos?