Brilho nos olhos, sorriso no rosto e emoção no peito não faltaram a quem prestigiou a pré-estreia do musical “Metaphora – O Oscar da Vida”.

O espetáculo, cuja arrecadação foi integralmente destinada à APAE de Passo Fundo, reuniu mais de 300 pessoas no Teatro do SESC, em Passo Fundo, na noite de 20 de fevereiro.

A ação foi a primeira realizada pelo Espaço Cultural Memorial Vera Cruz, que tem o intuito de firmar seu compromisso com a comunidade passo-fundense, em se tratando do desenvolvimento humano através da arte e da cultura.

Neste texto, elencamos os principais momentos da noite para você conferir. Vamos lá?

Coquetel de recepção

Uma surpresa aos convidados, o coquetel foi um momento de descontração. Com doces, salgados e champanhe, o público brindou a inauguração do Espaço Cultural. Neste momento, também, no saguão do SESC, a APAE comercializou alguns calendários 2020, ação essa que há 10 anos influencia completamente na arrecadação de fundos para a entidade.

Interação do público nas escolhas para o Oscar

“Metaphora – O Oscar da Vida” é uma peça de teatro musical escrita por Dario L. Camacho. A peça traz uma encenação da entrega do Oscar, cujos temas foram escolhidos pelo público. Na entrada, ao longo do coquetel de recepção, os espectadores foram convidados a escolher palavras para serem representadas no palco. Temas como “mulheres”, “romantismo”, “vida” e “Brasil” ganharam suas premiações.

Além disso, na metade do espetáculo, o público foi convidado a procurar debaixo dos assentos um tema surpresa para ser premiado. Um envelope colado abaixo de uma das poltronas revelou o tema “inclusão”, que deu a deixa para que acontecesse a apresentação do grupo de canto da APAE.

Participação da APAE no teatro

Para admiração do público presente, o enredo da peça incluiu uma apresentação dos alunos da APAE. O grupo de canto, coordenado pela professora de música, Aline, fez bonito ao subir no palco quando anunciado o 7º Oscar da noite, o Oscar da Inclusão. “Esta apresentação ficará marcada na vida deles!”, exclamou Aline!

O momento emocionou a todos, sem exceção, e foi muito importante para demonstrar ao público o quanto o trabalho da APAE, a partir do desenvolvimento da arte e da cultura, é transformador.

“Não pude segurar as lágrimas. Vendo um espetáculo assim, a gente só pode agradecer pela existência de entidades como a APAE, que fazem o possível e o impossível para essas pessoas que tanto precisam de atenção e dedicação”, declara a empresária Maria Olívia, que esteve presente no espetáculo.

Espaço Cultural

Inaugurado com a peça musical “Metaphora – O Oscar da Vida”, de cunho 100% beneficente, o espaço Cultural Memorial Vera Cruz agora firma seu propósito junto da comunidade passo-fundense. Vincular a arte e a cultura ao desenvolvimento das pessoas será o Norte do Espaço Cultural.

“O Memorial sempre atuou ativamente em benefício da comunidade de Passo Fundo. A inauguração do nosso Espaço Cultural veio para firmar esse nosso compromisso com a comunidade e fazer da arte e da cultura os principais fatores para mediar o desenvolvimento das pessoas. A arte e a cultura possibilitam que as pessoas sejam melhores e encontrem seu lugar no mundo e é isso o que nós queremos fomentar”, conta o diretor do Memorial Vera Cruz e idealizador do Espaço Cultural, Felipe Badotti.

A programação do Espaço Cultural está sendo elaborada e pretende atender a várias entidades do município. A agenda sempre será divulgada nas redes sociais do Memorial Vera Cruz.

A APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE é uma entidade que atua em Passo Fundo desde 1967. Desde sempre, contando com o apoio constante da comunidade para seguir atuando em prol de seus usuários.

Em sala de aula, os alunos da APAE desenvolvem o pensamento, a criatividade, a coordenação motora e a convivência em grupo por meio de atividades estimuladoras. O teatro e a música fazem parte do desenvolvimento.

Ajude a APAE! Para informar-se sobre como contribuir, basta entrar em contato pelo telefone (54) 3045-7810.