Você já parou para pensar em como gostaria de ser sepultado? Mesmo que esse não seja o assunto mais comum em rodas de conversa, é importante refletir sobre algumas opções. Até porque os enterros feitos diretamente no chão deixaram de ser a melhor ou única escolha. A boa notícia é que existem as alternativas de lóculo e cremação.

Em relação à primeira, a grande sacada são os cemitérios verticais — ecologicamente corretos e mais adequados à realidade das grandes cidades. Já a segunda se refere a uma prática milenar que ainda se mostra extremamente vantajosa, principalmente porque sua agressão ao meio ambiente é mínima ou nula. Mas como escolher entre as duas? Confira!

O que são cemitérios verticais?

Os cemitérios verticais são uma tendência moderna e inteligente. Adequados ao ambiente urbano, eles eliminam o problema de espaço encontrado no sepultamento em cemitérios horizontais, além de serem muito mais sustentáveis. Como o próprio nome dá a entender, os lóculos são dispostos para cima, normalmente em vários pavimentos. Assim, há um melhor aproveitamento geográfico.

Com essa otimização espacial, não só os cemitérios conseguem comportar uma maior quantidade de pessoas, como também resolvem questões de acessibilidade e de poluição ambiental — os enterros tradicionais são bastante nocivos, já que a decomposição dos corpos libera gases e substâncias que contaminam o solo e os lençóis freáticos.

Funcionamento

O conceito é interessante, mas você ainda não consegue imaginar como o sepultamento de fato acontece? É simples! Os lóculos de cemitérios verticais são como gavetas, localizadas na parede. Após a cerimônia de velório e as devidas homenagens ao falecido, o corpo é colocado nesse compartimento que, em seguida, é lacrado.

O acabamento é feito com material próprio para impedir a passagem de gases ou líquidos. Assim, não há contaminação decorrente do processo de decomposição. Na hora de visitar a sepultura, também não há complicações! Os prédios são bem-estruturados e dispõem de sinalizações e rampas para que a família possa localizar-se.

Vantagens

A principal vantagem dos lóculos verticais é, sem dúvidas, a redução significativa de impactos ambientais. Essa alternativa é tão ecologicamente correta quanto a cremação. No entanto, alguns podem preferi-la, pois a ideia de ter a sepultura como algo material para representar a memória do falecido, muitas vezes, ajuda a amenizar a dor da perda. Não que essa questão também não seja possível para quem opta pela cremação. Acompanhe no próximo tópico!

Outro benefício é o maior conforto para a família na hora das visitas, a acessibilidade e a segurança, já que os cemitérios verticais são edifícios cobertos e monitorados 24 horas por dia. Por fim, a otimização do espaço urbano também é um grande destaque, principalmente levando em conta a realidade das grandes cidades.

O que é a cremação?

Ao contrário da característica visionária dos lóculos verticais, o ato de cremar os falecidos não é novidade. No entanto, a técnica milenar passou por diversas atualizações para se tornar cada vez mais segura e sustentável. Ainda assim, o conceito permanece o mesmo — consiste na queima do corpo até que se transforme em cinzas.

Os significados da cremação são muitos. Para algumas culturas, a passagem física pelo fogo é sagrada e garante a purificação do espírito após a morte. Para outras pessoas, desprender-se do apego ao corpo do ente querido significa uma maior aceitação de sua morte, bem como a valorização da memória e do afeto.

Funcionamento

Em primeiro lugar, é preciso uma autorização para cremação dada pelos familiares próximos. A decisão deve ser firmada por parentes de primeiro grau, com prioridade para o cônjuge e, após, descendentes maiores de idade — nesse caso, se houver mais do que um filho, todos devem estar de acordo. Além disso, existem outras considerações:

  • o atestado de óbito precisa ser assinado por um legista ou por dois médicos;
  • se a causa da morte é violenta ou desconhecida, a autorização deve estar acompanhada do Boletim de Ocorrência e também de uma liberação por parte das autoridades judiciárias.

Pode ser realizada uma cerimônia de velório da mesma forma como em outros tipos de sepultamento. Depois disso, a família é encaminhada a um anfiteatro com acomodações para os amigos e familiares, onde a equipe de atendimento conduz uma cerimônia de despedida, para que seja selada de uma forma bastante significativa a participação daquele ente querido entre as pessoas que o amavam em vida. Após, se estiver tudo certo em relação à burocracia, o corpo é encaminhado ao forno de cremação — com um tempo mínimo de 24 horas após a morte. As cinzas são entregues para a família dar o destino que preferir.

Vantagens

No que diz respeito à sustentabilidade, essa prática é extremamente vantajosa quando comparada ao sepultamento tradicional em cemitérios horizontais. Na câmara em que é feita a queima, existem filtros e tubulações projetados para que os gases emitidos sejam retidos. Além disso, como não há decomposição natural, nenhuma substância é eliminada no solo ou na atmosfera.

Já em relação aos aspectos emocionais, a cremação é benéfica porque existe uma maior proximidade com a memória do falecido. Lembrando que é a família que decide o que fazer com as cinzas. Algumas ideias interessantes são plantá-las junto a uma muda para que se transformem em árvore, dispersá-las em um local especial ou, como citamos anteriormente, você também pode adquirir um espaço chamado de cinerário ou columbário no próprio cemitério, para que a família não perca o vínculo físico com aquela pessoa. Assim, permanece um ponto de referência para você visitar e levar flores, quando sentir que for necessário.

Como fazer a escolha entre lóculo e cremação?

Mesmo sabendo como funciona cada um, ainda pode haver dúvidas na hora de decidir entre lóculo e cremação. Por isso, o ideal é analisar não só a sua vontade ou de seus familiares, como também outras questões, como restrições ou resistências — algumas religiões, por exemplo, não aceitam a prática de cremar os falecidos.

Valores

Os preços variam muito, dependendo do cemitério e dos adicionais no momento da contratação do serviço. O mais indicado é preparar-se financeiramente para as duas opções, sem esquecer que os lóculos exigem uma taxa de manutenção, quando ocupados. Para ficar mais tranquilo, a dica é investir em um plano de assistência funeral.

Sustentabilidade

As duas opções são igualmente vantajosas, porque ambas geram impactos mínimos no meio ambiente. Seja sepultamento vertical ou cremação, o cemitério tem estrutura para tornar os efeitos nocivos quase nulos. No primeiro caso, os compartimentos são lacrados e ficam distantes do solo. No segundo, existem filtros próprios para reter as substâncias eliminadas no processo.

Além desses aspectos, é preciso levar em conta o desejo do falecido. Independentemente da sua escolha, o Memorial Vera Cruz é um cemitério que oferece as opções de lóculo e cremação. Assim, além de ir de encontro às preocupações ambientais, possibilita que a família possa sepultar seus entes queridos da forma como se sentir mais confortável.

Por isso, se ainda tiver alguma dúvida sobre qual é a melhor opção para sua família, acesse nosso site e conheça nossos serviços e diferenciais!