Se você já buscou formas de apoio para o momento do óbito de um familiar, provavelmente já se deparou com ambos os termos. Mas, afinal de contas… O que diferencia o auxílio funeral do plano funeral?

As contratações para este segmento estão se tornando cada vez mais procuradas pelas famílias brasileiras, influenciadas pela cultura americana. Nos Estados Unidos, o planejamento antecipado de funerais já é uma prática completamente comum, assim como contratar o seguro do carro. Por isso é importante que você entenda as diferenças e consiga avaliar qual é a melhor opção para você e seus familiares.

Preparamos este conteúdo para sanar suas dúvidas e ajudar você a decidir qual das duas modalidades é a mais adequada. Siga esta leitura!

Auxílio funeral

Esta, geralmente, é uma cobertura vendida por bancos e seguradoras. Em linhas gerais, o auxílio funeral irá garantir um determinado valor como reembolso, no caso do óbito de algum familiar. É importante, claro, que este familiar esteja legalmente coberto pela contratação do serviço.

Com o auxílio funeral, você mesmo irá escolher os detalhes para o funeral e a forma de despedida, realizar o pagamento, requerer as notas fiscais e entrar com o pedido de reembolso.

Quais os prós do auxílio funeral?

Um dos principais prós dessa contratação é que tê-la é melhor do que não tê-la, embora existam métodos melhores. De alguma forma, a saúde financeira de sua família ficará protegida, uma vez que aquela determinada quantia em dinheiro irá retornar.

Também, você terá de estabelecer muito bem quem serão as pessoas contempladas por essa cobertura. No momento do óbito, não é possível remover nem adicionar pessoas na contratação.

Quais os contras do auxílio funeral?

Para este tópico, separamos os itens em uma lista para você entender melhor. Confira!

  • O retorno do valor pode demorar para acontecer. Você precisará arrecadar e apresentar todas as notas para, daí, ocorrer o pedido do reembolso. Isso pode demorar mais do que você gostaria. Enquanto isso, você deverá ter em mãos o dinheiro para pagar as contratações com as empresas que escolheu;
  • É possível que você não receba como reembolso a mesma quantia que gastou no funeral. Como é você quem cuida das contratações, sob um momento de estresse, pode acabar contratando serviços mais caros do que a cobertura do auxílio funeral irá devolver;
  • Os bancos e seguradoras não são instituições que entendem do ramo funerário. Logo, não irão tratar do tema com a sensibilidade necessária. Essas são empresas que trabalham exclusivamente com documentações;
  • O auxílio funeral não livra a sua família da parte burocrática de um funeral. Pelo contrário: ele acaba se tornando uma burocracia a mais com a qual lidar.

Plano funeral

Quem oferece esse tipo de serviço é sempre uma empresa ligada ao ramo funerário, como um cemitério, um crematório ou uma funerária. Essas são instituições que entendem sobre o processo da perda e do luto. Sendo assim, o trabalho sempre será mais sensível e significativo para os familiares.

O plano funeral inclui a prestação de todos os serviços necessários por um pequeno valor mensal. Dessa forma, você não fará nenhuma contratação no momento do óbito, pois já terá feito suas escolhas de forma tranquila, sem estar sob estresse.

Quais os prós do plano funeral?

Essa lista é grande, acompanhe!

  • Você não irá se deparar com surpresas financeiras, pois os valores referentes aos serviços prestados foram divididos nas parcelas que você paga mensalmente, de acordo com seu planejamento financeiro;
  • A contratação dos serviços se dá de acordo com a demanda da sua família. As preferências de seus familiares irão embasar a sua contratação de maneira antecipada;
  • Sua família estará livre de trâmites burocráticos, pois tudo já terá sido acertado de maneira prévia;
  • Sem preocupações extras, você terá espaço para a elaboração do luto e poderá passar esse tempo junto dos familiares e amigos, recebendo e oferecendo apoio;
  • A contratação antecipada dá abertura para que você compreenda as preferências de seus familiares, conheça melhor seus entes queridos e ofereça um funeral à altura das memórias daqueles a quem você ama;
  • Se seu plano funeral for feito junto de um cemitério ou crematório, você poderá incluir outros serviços de despedida na sua contratação, como o sepultamento ou a cremação, por exemplo;
  • O plano funeral é uma maneira de você garantir a segurança da sua família, seja de forma emocional ou financeira.

Quais os contras do plano funeral?

Assim como o auxílio funeral, o plano funeral também permitirá o atendimento apenas das pessoas listadas na cobertura.

Se a pessoa falecida não for listada na sua contratação, você terá de fazer um contrato à parte para que o atendimento proceda.

No entanto, esse não é nenhum problema que um bom planejamento não possa resolver. Neste caso, basta você reunir a família e decidir em conjunto todos os detalhes da contratação e elencar todos os familiares que não podem estar de fora da cobertura.

Em um resumo rápido, o plano funeral resolve todos os problemas burocráticos e financeiros, além de oferecer apoio emocional à família enlutada. Enquanto isso, o auxílio funeral pode ser apenas uma forma de não gastar tanto no funeral quanto você gastaria se não tivesse nenhuma contratação.

Porém, independentemente da sua escolha entre as duas opções, é importante você estar atento às regras e protocolos da empresa com a qual contratar o serviço. Não se esqueça de ler o contrato com atenção e sanar as dúvidas que você tem diretamente com a pessoa responsável pelo seu atendimento.

Conheça ainda mais!

O Memorial Vera Cruz tem um plano funeral completo, que inclui o serviço funeral, o sepultamento ou, ainda, a cremação, se a família preferir.

Acessando este material, você recebe todos os detalhes do Plano Vida Memorável!