Ninguém está preparado para receber o diagnóstico de câncer. Certamente é um momento muito doloroso e é necessário muito cuidado e carinho com a pessoa e sua família. Essa é uma doença que não tem cura quando diagnosticada tardiamente. Por isso é tão importante o diagnóstico precoce e também a tomada de alguns cuidados de prevenção.

Câncer é o nome de um grupo de mais de 100 doenças que têm em comum o distúrbio do crescimento das células. São elas que invadem os tecidos e órgãos. Essas células se dividem rapidamente, muitas vezes são muito agressivas e incontroláveis. Esse fenômeno pode levar à formação de tumores, que se espalham para outras partes do corpo.

A DOENÇA EM NÚMEROS

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, mais de 200 mil pessoas perderam a vida em decorrência do câncer em 2019. Entre os homens, o caso mais comum é o câncer na traqueia, brônquios e pulmões. Com esse problema mais de 16 mil pessoas falecerem em 2019. Já entre as mulheres o câncer de mama foi o mais recorrente, tirando a vida de 18 mil mulheres.

Os números de 2020 de incidência desta doença também assustam. Em homens foram mais de 65 mil novos casos de câncer na próstata. Já nas mulheres mais de 66 mil novos casos da doença nas mamas.

Esses números são assustadores, por isso se faz necessária a prevenção. 

DIA NACIONAL DE COMBATE AO CÂNCER

O dia 27 de novembro é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Câncer. Esse dia tem como objetivo ampliar o conhecimento da população brasileira sobre o câncer, principalmente sobre a sua prevenção. Dessa forma, o Memorial Vera Cruz resolveu mostrar algumas dicas para você se prevenir contra essa doença.

Confira abaixo 12 dicas para você reduzir os riscos do câncer:

  1. Não fume

Além do câncer, o cigarro também desencadeia outros tipos de doenças. O ato de fumar pode resultar em câncer no pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 7.000 compostos e substâncias químicas. Substâncias essas que são inaladas também por quem não fuma.

  1. Mantenha uma alimentação saudável

Uma alimentação rica em vegetais é o ideal. Como por exemplo: frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões. Também é indicado evitar os alimentos ultra processados, como aqueles prontos para consumo ou prontos para aquecer.

  1. Mantenha o peso corporal adequado

Manter o peso corporal adequado é importante não apenas para prevenir o câncer, mas também para a saúde num modo geral. Manter o peso adequado é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer. Para isso, a próxima dica pode ajudar com o peso.

  1. Pratique atividades físicas

Qualquer tipo de atividade física vale. Exemplos como caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear já ajudam bastante. Trocar as atividades sedentárias do dia a dia é uma forma valiosa de prevenção.

Aproveite e busque fazer dessas atividades um momento coletivo, prazeroso e divertido. 

  1. Amamente

Pode parecer algo sem sentido, mas a amamentação até os dois anos ou mais protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. Lembrando que é preciso amamentar no mínimo até os 6 meses de vida da criança.

  1. Faça o exame preventivo de câncer de colo de útero

Realizar o exame do colo do útero, também conhecido com Papanicolaou, é uma forma de descobrir facilmente as alterações na células. E o melhor, são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame. Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero a cada três anos.

  1. Vacine meninos e meninas contra o HPV

As meninas devem ser vacinadas de 9 a 14 anos, e os meninos de 11 a 14 anos. Além de estar disponível no SUS, a vacina contra o HPV é um complemento ao exame Papanicolaou. Mesmo as mulheres vacinadas, quando chegarem aos 25 anos, deverão fazer um exame preventivo a cada três anos.

Outros grupos como pessoas com imunodeficiência causada pelo HIV, devem seguir orientações específicas. Para mulheres com imunossupressão, transplantadas e portadoras de cânceres, a vacina é indicada até 45 anos.

  1. Vacine contra a hepatite B

A vacina contra a hepatite B é um importante meio de prevenção contra o câncer de fígado. Pessoas de todas as idades tem a disponibilidade de se vacinar nos postos de saúde da sua cidade. O Ministério da Saúde disponibiliza doses para todos.

  1. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas

Assim como o cigarro, o álcool também pode desenvolver o câncer. O consumo desses dois combinados aumenta a possibilidade do surgimento da doença. Independentemente da quantidade, evite ao máximo o uso desses.

  1. Evite comer carne processada

Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela e peito de peru são alimentos que aumentam a chance de desenvolver a doença. São os conservantes, como os nitritos e nitratos, que podem provocar o surgimento de câncer de intestino.

  1. Evite a exposição ao sol, e use sempre proteção adequada

Se for inevitável a exposição ao sol durante o trabalho, use proteção. Não esqueça do chapéu de aba larga, camisa de manga longa e calça comprida. E vale ressaltar o uso de protetor solar durante o dia todo, não somente quando for para o sol.

  1. Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho

Agentes químicos, físicos e biológicos são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho. Evitar a exposição a estes agentes seria o ideal. Mesmo que as vezes seja mais difícil, procure diminuir o máximo possível. Mas para que isto ocorra de maneira satisfatória, é necessário o comprometimento de todos os envolvidos nos diversos processos de trabalho.

Pensando nos trabalhadores, é fundamental a implementação de leis que obriguem e fiscalizem a substituição dos agentes causadores de câncer no trabalho.

Todos os dados e as informações foram retirados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Se você gostou das dicas, compartilhe com um amigo para que mais pessoas possam ficar sabendo também. 

Siga o Memorial no Facebook e também no Instagram!