A despedida de um ente querido não é fácil. É um momento doloroso para a família e para os amigos próximos, que acompanharam a trajetória da pessoa. E é por isso que a função social do velório é, justamente, proporcionar um espaço de apoio mútuo, entre os familiares e os amigos. É no velório que se abre a oportunidade de fazer uma despedida mais significativa para reconfortar os enlutados.

Neste texto, vamos salientar algumas maneiras de tornar a despedida um momento reconfortante. Acompanhe nosso conteúdo!

A importância do significado

De acordo com David Kessler, o maior especialista em luto em todo o mundo, o significado é, para ele, uma das fases do luto. Depois que você se põe em negação, sofre e aceita a perda, você ainda precisa encontrar um significado para aquele acontecimento e para aquela pessoa em sua vida. Dessa forma, sim, é possível seguir em frente.

Assim, o significado das suas ações já na cerimônia de despedida pode fazer toda a diferença, tanto para você sentir que honrou as memórias de seu sente querido, quanto para trabalhar na sua própria superação do luto.

Como gerar significado para as cerimônias?

Há muito tempo, o velório deixou de ser aquele momento em que se vela uma pessoa durante 24 horas e, enquanto isso, os amigos e familiares ficam apenas em volta do caixão, reconfortando uns aos outros de forma silenciosa.

Os velórios, agora, são muito mais um momento para celebrar a vida de quem partiu. Recordar histórias e lições com carinho. E é esse carinho que vai ajudar no reconforto que a família precisa. A seguir, vamos citar algumas ideias que podem fazer refletir sobre o que seria importante na cerimônia de um familiar.

Compartilhe bons momentos

Contar histórias memoráveis, engraçadas e de bravura para aqueles que estão presentes é uma forma de honrar quem partiu. Assim, as outras pessoas lembram da pessoa falecida com carinho e são capazes de nutrir o sentimento de gratidão. Além de causar essa sensação nos outros, você irá se sentir melhor com a troca.

Elabore ações que descrevam a pessoa falecida

Quem partiu gostava de flores? Tinha um time de futebol? Gostava de um grupo musical? Tinha uma comida favorita? O que você pode fazer para descrever a pessoa falecida com ações? Compartilhar uma atividade que era importante para aquele que partiu pode ser um ato de muito significado e reconforto para quem está passando pelo momento da despedida.

Você pode fazer isso ao integrar na cerimônia elementos que descrevam a pessoa falecida. Compor o ambiente com as flores favoritas, levar para o velório um elemento do time do coração, entre outras possibilidades.

Conte a história da pessoa

Pode parecer clichê, mas todos somos heróis sem capas e temos histórias singulares. Compartilhar com os presentes sobre a história de vida da pessoa falecida, seus ensinamentos, citar dificuldades pelas quais passou ou, até mesmo, mencionar citações de um autor ou cantor estimado pelo ente querido podem ajudar nesta missão.

Esse também é um exercício que gera a gratidão em quem acompanha a despedida de alguém querido.

Componha a cerimônia com objetos pessoais

Você sempre poderá levar para a cerimônia um álbum de fotos, um chapéu, uma bengala, uma bandeira, enfim… Qualquer coisa que identifique aquele momento como sendo, realmente, de memória à pessoa falecida.

Os seres humanos, no fim das contas, são apegados em objetos e conseguem sentir emoções a partir deles. Utiliza-los para compor uma despedida mais significativa é fundamental.

Utilize recursos da tecnologia

É possível, dependendo do local onde você for realizar as cerimônias, solicitar um projetor ou televisor e passar fotos e pequenos filmes. Muitas pessoas têm memória fotográfica, isto é, memórias oportunizadas por estímulos visuais. O artefato da foto e do vídeo pode ajudar (e muito!) no reconforto durante a despedida.

Este é o último momento que você tem para homenagear uma pessoa amada. Encontrar um meio de conectar a família e os amigos presentes é reconfortante, gratificante e desperta a sensação de dever cumprido.

O pós-cerimônia também pode ser significativo

Geralmente, em casos onde há a cremação do corpo do ente querido, a família opta por fazer a guarda de cinzas em um local com significado, o que também pode ser reconfortante. Algumas famílias optam por espargir as cinzas, enquanto outras escolhem guardar as cinzas em um lugar escolhido dentro do próprio cemitério. As opções são inúmeras e, para isso, você pode conferir este nosso outro conteúdo aqui.

Sabemos que a despedida de alguém que é amado não é algo em que queremos pensar. Essa possibilidade é dolorosa. Mas sabendo que este momento é inevitável, vale a pena planejar a despedida e entender o que é importante para fazer de um momento de dor ao menos um pouco mais reconfortante.