O chimarrão já é conhecido em todo o território nacional. Orgulho dos gaúchos, ele tem se popularizado cada dia mais por conta de seus benefícios para a saúde. É consumido apenas com a erva-mate ou pode ser tomado junto de outros chás, para dar mais sabor ao mate.

Apesar de, em sua origem, ele ser encontrado apenas na região Sul do país, hoje em dia podemos observar seu consumo em outros lugares do Brasil e até mesmo do mundo. A erva-mate, matéria-prima do chimarrão, é uma planta cujo consumo nos foi ensinado pelas tradições indígenas, sendo encontrada atualmente em muitos tipos de comércio.

Você que já toma chimarrão, sabe de tudo que ele faz de bom para o seu corpo? E você que não toma frequentemente, já pensou em experimentar? As consequências são muito positivas, sendo um hábito incrível de ser adicionado em seu cotidiano.

Listaremos aqui alguns desses benefícios e vamos explicá-los. Com certeza ao final do texto você terá outra percepção sobre essa prática! Vamos lá?

Tem grande potencial diurético

A erva do chimarrão, por si só, já é reconhecida pelo seu poder diurético. O que isso quer dizer? Significa que essa planta auxilia nos processos corporais responsáveis pela eliminação de resíduos através da urina.

De modo geral, tomar chimarrão ajuda no bom funcionamento dos rins, também pela temperatura em que normalmente é consumido. Portanto, é muito recomendado para quem tem problema com inchaços ou retenção de líquidos.

Auxilia sua digestão

Suas propriedades ajudam no trabalho do trato intestinal, fazendo sua digestão ocorrer mais facilmente. A erva é um ótimo remédio para a constipação. Tomar chimarrão, inclusive, pode ter função de laxante, lembre-se disso caso sinta o intestino preso. 

Nesse sentido, é uma boa ideia tomar um chimarrão bem quentinho após uma grande refeição com os familiares. Cria-se um momento de descontração junto daqueles que amamos e ainda ajuda a processar os alimentos ingeridos.

Estimula a regeneração celular

Como você deve saber, a regeneração das células é uma etapa fundamental da manutenção de nossa saúde. O chimarrão contém princípios bioativos que estimulam a ocorrência desse processo.

Por praticamente não ter calorias, não há problemas em tomá-lo com frequência. É um hábito saudável, que ainda traz esse tipo de retorno positivo no cuidado com o corpo. 

Ânimo para atividades físicas

Um efeito conhecido do chimarrão é o aumento da disposição e energia. Logo pela manhã, é ótimo para ajudar a enfrentar o dia. Antes de se exercitar, também pode ser um ótimo motivador, principalmente naqueles dias de frio.

Por outro lado, essa é uma saída vantajosa também por não oferecer efeitos colaterais comuns a outras substâncias “energizantes”. É incomum a ocorrência de sintomas como insônia ou irritabilidade, tornando o seu uso ainda mais livre de riscos.

Absorve vitaminas e sais minerais

A presença de certos elementos nutritivos no chimarrão já são comprovadas por estudos. Existem vitaminas do complexo B, C e D. Além disso, sabe-se que a planta é composta por sais minerais tais quais o manganês e o potássio.

É fácil identificar um gaúcho na multidão com sua mateira companheira. O chimarrão apresenta benefícios notáveis para a saúde, é feito de uma substância estimulante e não causa insônia ou alguns efeitos colaterais que são comuns em outras substâncias. Além de tudo, tomar chimarrão proporciona bons momentos de socialização e solidariedade. 

Você conhecia todos esses benefícios do chimarrão? Curta nossa página no Facebook e conheça outros conteúdos igualmente relevantes!