O Corpus Christi, que significa “Corpo de Cristo”, é uma das maiores solenidades católicas e acontece 60 dias após a Páscoa, na primeira quinta-feira após os domingos da Santíssima Trindade e de Pentecostes.
Muitos países que têm o catolicismo como uma de suas maiores religiões têm formas diferentes de celebrar esse momento, mas todos têm em comum a união em torno do sacramento deixado por Jesus na eucaristia.
Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre as origens e o significado desse importante feriado, além de falar sobre como povos de culturas diferentes festejam esse momento. Confira!
O que é o Corpus Christi?
O Corpus Christi foi celebrado pela primeira vez no século XII, quando o Papa Urbano IV instituiu uma festa em homenagem à eucaristia após receber relatos de visões de Santa Juliana de Cornillon.
A monja agostiniana informou receber mensagens de Deus para que houvesse uma data litúrgica dedicada à celebração e à adoração do Corpo de Cristo.
Um acontecimento muito comentado como sendo o grande responsável pela decisão do Papa em considerar as visões de Santa Juliana foi o milagre eucarístico de Bolsena, no Lácio.
A Igreja Católica afirma que o padre Pedro de Praga, ao realizar uma Missa acometido de dúvidas em relação à veracidade da eucaristia, viu a hóstia que estava em suas mãos transformar-se em carne viva e escorrer em sangue.
Desde então, a festa de Corpus Christi foi decretada como oficial e acontece sempre às quintas-feiras, em uma referência à quinta-feira santa, quando Jesus havia dito “Este é o meu corpo e isto é o meu sangue, fazei isso em memória de mim” enquanto distribuía o pão e o vinho relacionando-os à sua vida e morte.
Como o feriado é celebrado em outras culturas?
Desde sua instituição, a festa de Corpus Christi acontece anualmente em toda a Igreja, quando há a consagração das hóstias que são oferecidas aos fiéis embebidas em vinho.
Além disso, a data vem acompanhada da procissão de fiéis e da adoração do Santíssimo, representando a caminhada do povo de Deus em busca da Terra Prometida. Assim, a peregrinação é realizada em diferentes lugares.
Peru
A maior festa de Corpus Christi peruana é realizada em Cusco e atrai visitantes do mundo todo. Milhares de pessoas lotam as ruas do centro em um desfile colorido que marca o início de uma série de festividades folclóricas que acontecem no mês de junho.
Fiéis partem de diferentes direções para se encontrarem em frente à catedral de Cusco, carregando santos, virgens e pratos típicos. Após sete dias, é realizada nova procissão para levar as imagens de volta para os lugares de onde vieram.
Itália
A Itália é o berço dessa celebração e encanta com um festival de tapetes coloridos fantásticos. Durante o período de confecção, conhecido como Infiorata, as ruas italianas ficam absolutamente cobertas de flores, formando desenhos simples e outros rebuscadíssimos.
Destaca-se a cidade de Orvieto, onde as vestes do sacerdote Pedro de Praga, que teria vivenciado o milagre da eucaristia, ficam expostas em um relicário que acompanha a procissão dos fiéis.
Espanha
Sem dúvidas, a maior expressividade do Corpus Christi na Espanha está na cidade de Toledo, em que a peregrinação começa cedo e é guiada pela cavalaria da Guarda Civil.
A caminhada segue em ruas paralelas, ao som de bandas locais e com o desfile de santos, bandeiras, medalhas e imagens. A procissão tem fim na Praça de Zocodover, em que os fiéis entoam em uníssono hinos de adoração ao Santíssimo Sacramento.
Venezuela
No dia de Corpus Christi, a Venezuela também entra em festa, sobretudo na cidade de San Francisco de Yare, próxima à capital Caracas, conhecida pelo evento dos diabos dançantes de Yare.
Na ocasião, tradicional desde o século XVIII, as pessoas se vestem com roupas muito coloridas e fazem rituais de dança com capas e máscaras que, muitas vezes, lembram imagens de diabos — daí o nome do evento.
Os fiéis também carregam cruzes, escapulários, amuletos, terços e rosários e encenam uma luta entre os demônios e a Igreja, em que o bem sempre vence o mal. As performances são realizadas pelos homens, mas as mulheres acompanham a procissão levando água e comida.
Portugal
Em Portugal, a festividade também é marcada por apresentações de música e dança, que se juntam aos cortejos solenes e acompanham a procissão de adoração ao Santíssimo. A celebração é especialmente marcante nas cidades de Coimbra e Lisboa, com a confecção de tapetes coloridos e a realização de feiras religiosas.
Em 2012, o feriado foi suspenso no país em um acordo feito entre o governo e a Santa Sé, devido aos impactos da crise econômica do país, no entanto, as comemorações estão previstas para 2018.
Inglaterra
Na Inglaterra, o feriado é comemorado desde 1318 e, assim como em outros lugares, as ruas são decoradas com imensos tapetes de flores construídos pelos devotos. O período também marca a primeira comunhão de muitas pessoas, em especial as crianças, que recebem a Eucaristia e reforçam sua fé.
Além da decoração temática e da primeira comunhão, em algumas cidades, como em Arundel, os fiéis celebram o feriado por dois dias, e a bênção final é dada no Castelo de Arundel, que fica há pouco mais de 100 quilômetros de Londres.
Como o feriado é celebrado no Brasil?
No Brasil, a data foi oficializada como ponto facultativo e é feriado municipal em algumas localidades. Famoso por suas procissões, missas e tapetes coloridos, o Corpus Christi é festejado com grandes festas ao redor do país.
Goiás
Tradição desde o século XVIII, em Goiás há a procissão pela adoração da Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento, na cidade de Pirenópolis. As ruas são cobertas de tapetes de serragem colorida e os fiéis se expressam por meio da distribuição de flores por onde passam em procissão.
São Paulo
Em São Paulo, é famosa a festa que ocorre em Matão, com inúmeros tapetes coloridos feitos com serragens, flores e vidro moído, formando uma cruz que ocupa cerca de 12 quarteirões no centro da cidade.
Minas Gerais
Em Minas, o Corpus Christi é muito celebrado em Mariana, com um longo percurso enfeitado para a procissão que sai da Paróquia de São Sebastião, tombada como patrimônio cultural.
Santa Catarina
Em Santa Catarina, a comemoração é muito expressiva em Florianópolis, Joinville e Itajaí, onde os tapetes coloridos não ficam de fora e guiam o caminho dos fiéis em procissão para as catedrais, onde são realizadas as missas eucarísticas.
Rio Grande do Sul
No Rio Grande do Sul, o Corpus Christi também é bastante celebrado e mobiliza os fiéis pelas ruas das cidades em todo o estado. A montagem dos tapetes coloridos é tradicional e, em alguns municípios, como Flores da Cunha, a confecção dos desenhos reúne milhares de voluntários.
Como você viu, o Corpus Christi é celebrado de diferentes formas ao redor do mundo. No entanto, o seu significado primordial permanece o mesmo: a adoração do Corpo de Cristo, em uma representação da instituição do sacramento da eucaristia.
Interessante, não é? Para ficar por dentro de outros conteúdos como este, siga as nossas redes sociais e acompanhe todas as novidades! Estamos no Facebook, no Instagram e no YouTube.
Bom conteudo gostei muito
Ótima Postagem parabéns
Boa semana!
Obrigado! 😉