Os chás são remédios naturais utilizados há muito tempo e em várias culturas. Suas funções medicinais são amplamente conhecidas e trazem vantagens para a saúde do corpo e para o aumento do bem-estar. Eles podem ser feitos a partir de diversas ervas e ajudam não só a prevenir, mas também a tratar algumas enfermidades.

Se você busca uma vida mais saudável, é interessante incorporar essas bebidas naturais em sua dieta e, preferencialmente, consumi-las sem açúcar ou adoçantes. Pensando nisso, preparamos este post com 7 sugestões de chás eu possuem propriedades benéficas para o organismo. Continue a leitura e confira quais são as características de cada um!

1. Hortelã

A hortelã é refrescante e revigorante. Além disso, serve como antifúngico e auxilia na limpeza de bactérias nocivas ao organismo. No intestino, esse chá ajuda a combater desconfortos causados por gases. No estômago, ameniza os sintomas da azia, enjoos e proporciona uma melhor digestão. Para completar, pode aliviar a congestão nasal típica de alergias respiratórias.

2. Boldo

Apesar do gosto amargo, o chá de boldo é um verdadeiro aliado do sistema digestivo! Ele ajuda a desinchar a barriga, a eliminar gases e a minimizar a azia. A erva é composta por uma substância chamada de lactona, que auxilia na digestão de gorduras. Dessa forma, esse é um dos remédios naturais mais efetivos para pacientes com problemas na vesícula biliar.

3. Capim-limão

Por sua vez, o chá de capim-limão não pode faltar na casa de quem sofre com enxaqueca. Sua principal característica é o efeito analgésico e anti-inflamatório. Dessa forma, ameniza significativamente as dores de cabeça, assim como em outras partes do corpo. Ele também é conhecido por tratar a insônia e demais distúrbios de sono.

4. Alecrim

Assim como a hortelã, o alecrim é aliado de uma boa digestão. O chá tem, ainda, ação antiespasmódica e anti-inflamatória — consumi-lo reduz os desconfortos menstruais e pode até mesmo amenizar as dores de cólicas renais ou biliares. Além disso, é um desintoxicante natural, que melhora a saúde do fígado e traz a sensação de saciedade.

5. Erva-doce

A erva-doce é uma das mais famosas plantas medicinais. Funciona muito bem no combate à má digestão e aos inchaços decorrentes de gases e dores de barriga. Além disso, a erva tem ação expectorante — ideal para quem foi acometido por uma doença respiratória —, calmante e diurética. No entanto, é preciso cuidado no consumo, pois o excesso pode resultar em náuseas e vômitos.

6. Erva-cidreira

O chá de erva-cidreira é um aliado do sono. Assim como a camomila, essa erva tem propriedades relaxantes, já que sua composição está associada a uma leve diminuição da frequência cardíaca — nada preocupante, somente o suficiente para aliviar tensões e ansiedades. Exatamente por isso, é indicado para quem sofre com insônia, depressão e outras perturbações nervosas.

7. Hibisco

O último da nossa lista é o chá de hibisco, conhecido por ajudar no controle do colesterol ruim, devido à sua capacidade anti-inflamatória e, também, por ser um poderoso diurético. Dessa forma, ajuda a eliminar toxinas nocivas ao organismo e é um aliado dos hipertensos. Por fim, é rico em ácidos orgânicos, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

Esses são só alguns exemplos de chás que podem ser usados como remédios naturais devido às propriedades medicinais. Ao consumi-los no seu dia a dia, você terá muitos benefícios para a saúde! Lembrando que eles são aliados de uma dieta nutritiva, mas não substituem uma alimentação equilibrada e outros hábitos indispensáveis para a boa saúde.

Aproveitando que está aqui, que tal conferir quais são os principais benefícios da vitamina C para o seu corpo? Boa leitura!