Se você tem alguém sepultado no Memorial Vera Cruz ou já buscou saber como funciona a nossa forma de sepultamento, provavelmente já ouviu falar na anuidade de lóculos. Para os prevenidos, que procuraram informações de forma antecipada, o tópico pode estar um pouco mais claro. Já para aqueles que procuraram saber sobre o assunto frente ao falecimento de algum ente querido, as informações podem ter evaporado, meio a tantas informações diante do momento difícil. É por isso que muitas pessoas querem saber: como funciona a anuidade? Por que ela existe e por que é cobrada? Veremos tudo isso neste conteúdo, siga acompanhando a leitura e esclareça as suas dúvidas!
A anuidade é referente a quê?
No geral, essa é uma taxa cobrada referente ao uso dos espaços. Porém, é necessário checar as informações do seu contrato de cessão de uso. Tudo está descrito com precisão por lá!
O valor pago na anuidade é investido na manutenção dos espaços e equipamentos, na vigilância 24h, na infraestrutura do Memorial e no acolhimento às famílias em luto. É esse valor que permite realizarmos eventos, missas, palestras, ações de memorialização aos entes queridos, além de manter o local sempre limpo, organizado e pronto para receber os familiares a qualquer momento para as visitas.
Como é feita a cobrança?
Tal como o próprio nome já diz, este é um valor que se paga por ano. Os titulares dos lóculos aptos à cobrança recebem, no endereço cadastrado, o boleto referente ao pagamento.
O valor a ser pago não é fixo, mas, sim, baseado no salário mínimo nacional. Os espaços adquiridos devem pagar uma porcentagem sobre o salário mínimo em vigor, conforme determinado em contrato. O total é dividido em duas parcelas de igual valor, uma com vencimento para 15/06 e outra para 15/12 de todo ano.
Além disso, há cinerários e ossuários que também têm o pagamento da anuidade previsto em contrato.
Todos os lóculos têm anuidade?
Há alguns espaços isentos da taxa anual, enquanto outros são cedidos apenas de forma com que a anuidade seja gerada. No momento da aquisição, o especialista em atendimento funeral irá indicar ao titular todas as informações sobre a anuidade. Neste tópico, veremos todas as situações possíveis, referente ao pagamento da taxa.
Anuidade opcional
Em algumas ocasiões, você pode decidir se prefere adquirir um espaço com ou sem a cobrança da anuidade. Ou seja: por um acréscimo no valor total da compra, você pode optar por nunca pagar a anuidade. Esses espaços são:
- ossuários individuais;
- cinerários.
Anuidade isenta
Os ossários familiares têm capacidade para acomodar os restos mortais de até quatro pessoas e têm a anuidade isenta. Isto é: você adquire o espaço e, depois de pagar as parcelas referentes à aquisição, fica livre de todas as obrigações financeiras quanto ao uso do lóculo.
Anuidade obrigatória
Os lóculos para sepultamento de corpo, as tradicionais gavetas, sempre terão a cobrança da anuidade. Isso porque, de maneira geral, o sepultamento de corpo é o ato que mais consome a capacidade dos filtros de gases. Por isso o valor pago pela taxa anual é revertido na manutenção dos equipamentos.
O único meio de ficar livre da taxa paga pelo uso desses lóculos é pela isenção perpétua. Essa modalidade de aquisição é a próxima da lista, confira!
Isenção perpétua
Muitas pessoas querem adquirir o lóculo e não têm quem siga pagando as taxas de uso ao longo dos anos. Por isso, a isenção perpétua da anuidade foi criada. Com ela, é possível fazer um pagamento único do valor referente a 20 anuidades e ficar livre das obrigações financeiras pela utilização do espaço.
Gostou de saber como funciona a anuidade de lóculos? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para esclarecer as dúvidas de seus amigos também!
Caso alguma questão tenha ficado pendente, você pode entrar em contato pelo telefone (54) 3314-6126 e conversar com nossos atendentes.