Você já reparou que a sensação de fome aumenta nos dias de clima frio, enquanto a vontade de praticar exercícios físicos diminui? O que você faz para cuidar da sua alimentação no inverno e manter uma dieta saudável, driblando todas as tentações dessa estação?
Sentimos mais fome no frio porque, com as temperaturas baixas, o corpo gasta uma quantidade maior de energia para se manter aquecido. Então, o organismo busca mais alimentos para repor essa energia — presente principalmente em carboidratos, açúcares e gorduras.
1. Coma vegetais cozidos ou refogados
Temperaturas baixas provocam uma maior resistência ao consumo de alimentos frios como frutas, legumes e verduras. As saladas, por exemplo, que são tão refrescantes no verão, perdem a atratividade nesse clima.
Mas para manter uma boa alimentação no inverno, o consumo desse tipo de alimento é essencial. Portanto, opte por outras formas de preparo — tente cozinhá-los, grelhá-los ou assá-los, por exemplo.
Para a nutricionista Giulia Koop, uma boa alternativa é preparar os vegetais refogados ou incluir alguns deles (como brócolis, cenoura, milho e ervilha) no preparo do arroz.
2. Prepare sopas e caldos nutritivos
Nos dias frios, não há nada melhor do que uma bela sopa ou um caldo bem quentinho, não é mesmo? Outra maneira interessante de manter o consumo de vegetais no inverno é, justamente, preparar sopas bem nutritivas. A dica é incluir, além dos legumes e verduras, uma fonte de proteína (como peito de frango, carne bovina ou ovo) para aumentar a sensação de saciedade.
Giulia aconselha também a preparar a sopa com pouca ou nenhuma adição de creme de leite, além de evitar ou diminuir o acompanhamento de queijos e pães.
3. Não se esqueça das vitaminas e minerais
A profissional também recomenda manter o consumo de frutas, já que elas são uma ótima fonte de vitaminas e minerais essenciais para o nosso organismo. A vitamina C, por exemplo, presente principalmente nas frutas cítricas, ajuda a manter o bom funcionamento do sistema imunológico — o que evita os problemas respiratórios tão frequentes nessa época do ano.
A sugestão de Giulia é comer as frutas na hora do lanche, junto com uma fonte de proteína (como um iogurte) e oleaginosas (como castanhas, nozes ou macadâmia).
Além disso, por que não experimentar formas diferentes de prepará-las? Maçãs, peras e bananas ficam uma delícia quando assadas com um pouco de cravo e canela — e são uma ótima opção de sobremesa.
4. Beba muita água
Muita gente se esquece de consumir água nos dias mais frios, o que é muito prejudicial. A nutricionista lembra que o consumo de água não pode ser negligenciado nessa época do ano, afinal, “todos os sistemas do nosso organismo dependem de um bom estado de hidratação para funcionarem efetivamente”.
O cuidado constante com a saúde é fundamental para manter uma boa qualidade de vida. Portanto, o aumento da sensação de fome não pode ser um pretexto para se descuidar da alimentação no inverno. Adapte as nossas dicas ao seu cotidiano e aproveite o friozinho de forma prazerosa e moderada — se permitindo alguns excessos apenas de vez em quando.
Se você gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais e divulgue essas informações entre seus familiares e amigos!