Amanhã, dia 24 de agosto, o Memorial Vera Cruz estará completando 16 anos. Quem conhece a nossa história sabe como ela está diretamente ligada ao respeito pelos entes queridos, o carinho pela comunidade passo-fundense e principalmente, o amor além da vida. Pensando nisso, elegemos 16 fatos sobre o Memorial que provavelmente você ainda não conhecia. Acompanhe o artigo e descubra!

1 – O Memorial Vera Cruz é certificado internacionalmente como um dos melhores cemitérios do mundo.

O prêmio foi concedido ao Memorial em 2019, na cidade de Chicago (Illinois – EUA). No Brasil, apenas mais um cemitério tem essa certificação.

2 – O Memorial Vera Cruz foi construído em homenagem a Marizete Badotti, a esposa do sócio-fundador, Dalvino Badotti.

Após seu falecimento, em 2001, Dalvino não estava confortável com a ideia de sua amada esposa estar em um local que não era digno das memórias dela. Assim, uniu esforços e recursos com o engenheiro Jorge Brol e construiu este belo espaço que hoje é o Memorial Vera Cruz.

3 – Inicialmente, o Memorial Vera Cruz se chamava Memorial da Paz. O nome foi alterado pouco tempo após a inauguração do espaço.

Logo após a inauguração, outro cemitério brasileiro fez o registro do nome “Memorial da Paz”, impedido assim, o nosso Memorial de manter o nome. Neste momento, o nome passou a ser “Memorial da Paz Vera Cruz” e, alguns anos depois, passou a se chamar apenas “Memorial Vera Cruz”.

4 – Somos capazes de cuidar da sua família em todas as questões referentes a um óbito, incluindo o serviço de funerária.

Desde 2017, o Memorial Vera Cruz oferece o serviço funeral, além da realização do velório, sepultamento e/ou cremação. Ao longo desses anos, já foram milhares de famílias que, com uma única ligação telefônica, tiveram todos os detalhes do funeral cuidados carinhosamente pelas nossas equipes.

5 – O Memorial Vera Cruz é um espaço 100% acessível.

Os acessos são todos feitos através de rampas, sem degraus, e com corredores largos.

6 – O Memorial Vera Cruz é um espaço Pet Friendly.

Isso significa que você pode fazer suas visitas ao Memorial na companhia de seu amigo de 4 patas. A única regra é que eles precisam utilizar guias para circular dentro de nosso espaço.

7 – O pôr-do-sol no Memorial é lindo em qualquer época do ano.

Sim! O Memorial Vera Cruz possui uma ótima posição solar e esse é um fator decisivo para que muitas famílias escolham o Memorial Vera Cruz como última morada de seus amados. A paisagem de nossas salas é linda!

8 – Desde 2019, o Memorial Vera Cruz também presta serviços para a despedida a animais de estimação.

O Memorial Pet Vera Cruz surgiu em 2019 para oferecer esse complemento às famílias. Atualmente, nosso serviço é tão completo que as famílias podem, inclusive, adicionar seus pets ao plano familiar.

9 – A equipe do Memorial é formada 67% por mulheres.

Atualmente, são 24 mulheres e 12 homens na equipe. Inclusive as gerências, tanto comercial quanto administrativa, são compostas por mulheres.

10 – O Memorial Vera Cruz é um dos únicos cemitérios do Brasil a ter sepultadoras e cremadora.

Atualmente, há 3 sepultadoras e uma cremadora trabalhando no Memorial Vera Cruz. Esse fato é extremamente significativo, uma vez que essas funções são em sua grande maioria exercidas por homens. Esse gesto é uma das características que tornam o Memorial um local único.

11 – A projeção do Memorial teve início em 24/07/2002 e a inauguração do espaço foi em 24/08/2005.

A obra foi idealizada por Dalvino Badotti e Jorge Alberto Brol. Projetada pelo arquiteto Cezar Cecchele, conta com aproximadamente 9.000 metros quadrados distribuídos em 4 andares e 3 edifícios interligados.

12 – O Memorial Vera Cruz é um espaço completamente ecológico.

Desde o aproveitamento da iluminação natural até ao método de sepultamento escolhido pelo idealizador do espaço, o Memorial Vera Cruz é um local amigo do meio ambiente. Essa é uma questão extremamente importante para a responsabilidade social pela qual o Memorial preza.

13 – O Memorial Vera Cruz já foi estudo de caso para trabalhos acadêmicos de diversos cursos de graduação e pós-graduação.

Administração, Gestão de Pessoas, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, História e Psicologia são algumas das áreas acadêmicas que já utilizaram o Memorial Vera Cruz como estudo de caso. Os grupos acadêmicos são sempre bem-vindos ao nosso espaço, podendo compartilhar nossa expertise e gerar ainda mais conhecimento.

14 – O Memorial Vera Cruz possui o primeiro e único crematório da região Norte do Estado.

A inauguração do crematório foi em 05/02/2015, trazendo a Passo Fundo mais uma alternativa para a despedida aos entes queridos. Além do Norte do RS, o Memorial também estende seu atendimento ao Oeste de Santa Catarina.

15 – Possuímos uma escritório na cidade de Carazinho/RS.

Após 16 anos de uma história de dignidade e atenção às famílias enlutadas de Passo Fundo, o Memorial Vera Cruz chegou a Carazinho. Agora, a comunidade carazinhense também poderá ter e oferecer à família o melhor atendimento funerário, no que se refere à cremação e planos funerários. Nosso escritório fica localizado na Avenida Pátria, nº 700, em frente ao CEM.

16 – A equipe do Memorial Vera Cruz conta com a colaboração de 36 pessoas.

Os profissionais atuam nas mais variadas áreas. Dentre elas: administração, contabilidade, financeiro, comercial, gestão de pessoas, sanitização, sepultamento, cerimônias e comunicação.

Tem mais algum fato sobre o Memorial que você já tenha ouvido e que não abordamos aqui? Escreva nos comentários!